quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quem Somos















 


Antonio Nelson é cidadão do mundo. Jornalista, fotógrafo e cinegrafista.

Indicado entre os melhores da imprensa de 2010 pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Concebeu o site Conexão Brasil ao lado do programador em informática Fábio Souza, que têm graduação em Sistema de Informação pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio/FIB), e curso de Extensão de Redes de Computadores pela UNIFACS (Universidade Salvador). Conhecimento em linguagem PHP E Java.

Atuou simultaneamente no jornalismo e na programação da Rádio Sociedade da Bahia, onde produziu entrevista inédita com Paulo Henrique Amorim para o programa Conversa Fiada com Gill Dilon. Labutou no jornalismo da TV Itapoan/Record. Colaborador da revista Caros Amigos. É ciberativista.

No Portal do jornalista Luís Nassif apresentou ao Brasil A cantora pernambucana Vanessa Oliveira, através da série exclusiva de entrevistas sobre a Cartografia da música pernambucana. 

Nasceu no Recife,Pernambuco. Na década de 1990 assistiu e viveu na capital pernambucana o surgimento e ascensão da mistura do maracatu com o rock, hip hop e música eletrônica através do movimento Manguebeat, liderado por Chico Science Science e Nação Zumbi, Fred 04 - compositor e cantor da Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Sheik Tosado, Faces do Subúrbio, Via Sat, Eddie, Qerosene Jacaré, Jorge Cabeleira entre outros do cenário musical mangue.
 
Está no espaço geográfico do Brasil na confecção de entrevistas e reportagens. Residiu em Maceió (AL), Natal (RN) e Curitiba (PR). Há mais de 11 anos é hospede da cidade do Salvador, Bahia. 

Veja abaixo algumas entrevistas!

JORNALISMO
 

Entrevistou Dr. Francisco José Castilhos Karam, jornalista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, que falou com exclusividade sobre Ética Jornalística Brasileira e os veículos de comunicação digital. (Confira).

Com a professora e doutora da Universidade de Málaga-Espanha, Bella Palomo, dialogou sobre Novas tendências do Jornalismo, tema que foi explanado pela doutora na UFBA. (Confira).

CIÊNCIA

Na 10ª Conferência Internacional de Ciência em Sementes na Bahia (ISSS) entrevistou com exclusividade Francisco Carlos Krzyzanowski, Ph.D. - Seed Technology. Presidente da ABRATES (Asssociação Brasileira de Tecnologia de Sementes).

O Dr. Henk Hilhorst, da Universidade de Wageningen, Holanda, PhD em Biosementes, professor do Departamento de Fisiologia Vegetal, de Wageningen, com 25 anos de experiência como Chefe do Laboratório de Sementes.

O Dr. Kent Bradford, da Universidade da Califórnia. PhD em Fisiologia Vegetal, diretor do Centro de Biotecnologia.
 
Também na Conferência, dialogou com o Dr. Elibio Rec, MSc PhD FBAS - Research Scientist. Genetic Resources and Biotechnology, e com a Drª Maria Laene Moreira de Carvalho - Engenheira Agrônoma (UFLA), Lavras/MG, e com a presidente da ISSS, Patrícia Berjak, South África.

Já o Dr. Renato Delmondez de Castro, do Instituto das Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) asseverou que o encontro congrega pesquisadores renomados em nível mundial e de todo Brasil em nome Ciência e Tecnologia de Sementes. “Temos solo e clima excepcionais; a produção agrícola de soja, trigo, milho e girassol têm papel fundamental nas economias emergentes, berço da produção agrícola mundial e de biodiversidade vegetal. Já o Simpósio de Jovens Cientistas, que estamos realizando, nos dar motivação para a dedicação do equilíbrio entre produção e conhecimento”.



MÚSICA

Com o compositor e cantor mineiro Flávio Venturini, no show de pré-lançamento do novo álbum - Não se apague esta noite -, entre os principais assuntos, conversaram sobre a música Mantra da Criação. "A música fala sobre o futuro do país e do planeta que vamos deixar para os nossos filhos. Pois ela foca bastante essa questão da ecologia, natureza. Ecologia em todos os sentidos, principalmente nas relações pessoais", declarou Venturini.

Já com o também compositor e cantor mineiro 
Vander Lee, dialogou sobre a importância de Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini para a música mineira e brasileira.

Através da cibercultural, entrevistou o discípulo do Mestre Salustiano:
Cláudio Rabeca - compositor, cantor e líder do Quarteto Olinda, sob o título: Ambição é fazer a rabeca Chorar.

Em um descontraído bate-papo com o maestro, compositor e arranjador sergipano  Hugo Sanbone, que rege a Sanbone Pagode Orquestra, dialogou no XVII Festival de Música Instrumental da Bahia, em 17 de dezembro, no Teatro Vila Velha - Passeio Público. Hugo respondeu sobre a projeto de lei da deputada Luiza Maia (PT) que tem objetivo de proibir o Poder Público de contratar artistas cujas músicas estimulam a violência e o preconceito contra as mulheres.

"A educação é a solução para o povo perceber o quanto o Brasil é rico culturalmente".  Maestro Hugo Sanbone.

Confira: Entrevista exclusiva - Maestro Hugo Sanbone.

Grupo Barlavento, Lenine, Jorge Vercilo, Mamelungos de Recife, Nação Zumbi... 

LITERATURA

Num passeio pela X Bienal do Livro da Bahia 2011, encontro Ruy Espinheira! Ruy já tinha agenda marcada para assistir o Café Literário, realizado na Bienal. Após cumprimentos, ofereci o convite para conceder entrevista. Bastante receptivo e incisivo nas declarações, percebi que Ruy estava entregue à atemporalidade. Tive que recordá-lo da sua agenda. Confira: O desabafo de Ruy Espinheira na Bienal do Livro da Bahia.

POLÍTICA

No
Caso Daniel Dantas, na Operação Satiagraha, veiculou na íntegra a outra face sobre o a Operação, silenciada e distorcida pela grande mída. Confira:

Corrupção e Ética nos Negócios com Paulo Henrique Amorim e delegado Protógenes Queiroz.

Acompanhe outras matérias no link: Política.

André Luís Rodrigues: É Servidor Público Federal, Jornalista e Fotógrafo.Marcos de Oliveira Melo: É Jornalista, Fotógrafo, Servidor Público Federal, Químico da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É também do Instituto de Geociências – IGEO e do Núcleo de Estudos Ambientais – NEA.Adriano Ribeiro: Jornalista, Ciberativista, Especialista em Tecnologia da Informação (TI), blogueiro de Política e Economia.
Sídio Júnior: "A Fotografia eterniza momentos. A Poesia eterniza sentimentos. A Fotografia é a Poesia da imagem. A Poesia é a fotografia das sensações." Natural de Salvador/BA, Sídio é Fotógrafo. Cursa Engenharia Elétrica na Universidade Salvador (Unifacs) e é Técnico em Eletrotécnica (FBE). Amante da fotografia. Mostra através dessa arte uma visão diversificada da “realidade”.

Colunistas:
Ciência Tecnologia & Sociedade - Frederick Santos: Professor de Física na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrando em Filosofia Contemporânea (PPGF-UFBA). Sua pesquisa concentra-se na área de história e filosofia dos problemas nos Fundamentos da Mecânica Quântica. Tem forte atuação na área de educação especial para surdos, como professor bilíngüe (Português/Língua Brasileira de Sinais) e agente político. Digita exclusivamente para o Sentinelas da Liberdade na Coluna: Ciência, Tecnologia & Sociedade.
Teleanálise - Malu Fontes:
É jornalista, doutora em Comunicação e Cultura e professora da Facom - UFBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.