terça-feira, 8 de setembro de 2009

Novas tendências do Jornalismo: bate-papo com Bella Palomo


Maísa Carvalho Amaral e Antonio Nelson*



Com a crise econômica mundial, apostar no novo e até mesmo no desconhecido tem sido uma das ferramentas fundamentais para driblar as consequências que a mesma vem causando no setor de Comunicação, principalmente quando se trata de jornal impresso. A professora, doutora da Universidade de Málaga-Espanha, Bella Palomo, em passagem por Salvador-Ba, trouxe exemplos de alguns modelos de inovações, utilizados na Europa, que estão sendo aplicados pela impressa, com intuito de superar a crise. A internet está sendo a chave mestra através de sites, blogs, twiter, entre outros.



No Brasil, não diferente dos demais países, o papel está sendo um dos rivais dos jornais impressos, pois teve um grande aumento, o que acarretou em demissões maciças e fechamentos de jornais que não tiveram condições de arcar com os gastos. De acordo com a professora, na Espanha não foi diferente. “Muitos jornalistas foram demitidos e o jornal impresso foi bastante abalado”.



O acesso a internet na Europa é realizado de forma democrática, o que possibilita a todos a conectividade com o meio digital. “O acesso é facilitado pela aquisição de computador. Um estudante, por exemplo, pode comprar um bom computador e pagar em cinco anos com prestações mensais de R$ 50. Esse valor possibilita que o mesmo possa adquiri também impressora, wi-fi, pode também comprar outros utensílios. Beneficia também outras pessoas e as empresas”, destaca Palomo.



Quando o assunto é a possibilidade de um dia os jornais impressos serem distribuídos gratuitamente, como já ocorre em alguns países, Palomo enfatiza que “na Espanha já temos alguns jornais distribuídos gratuitamente. A falta de publicidade é um elemento que contribui para isso. Nesse momento, os jornais impressos estão em estado de fracasso.”



A substituição dos jornais impressos pelo digital vem ganhando espaço, de acordo com a professora, pois o limite de páginas deixa de existir. “Já temos experiências desse tipo em alguns lugares, como nos Estados Unidos. Um sistema que vem sendo adotado por algumas empresas para conseguir superar a crise financeira. Acredito que a Espanha siga o mesmo caminho. Com certeza será uma tendência mundial explorar o meio digital.”



Ao ser questionada se a internet seria a salvação para o Jornalismo, ela salientou que “não seria a salvação. O que é necessário é modificar, inovar. A internet é uma das formas de fazer o Jornalismo, mas não a solução para todos os problemas da área.”


*Maísa Carvalho Amaral e Antonio Nelson Lopes Pereira são da equipe do Sentinelas da Liberdade.
Megapixels: Antonio Nelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.