domingo, 5 de fevereiro de 2012

Entrevista exclusiva com Hilton Coelho


Sentinela - Antonio Nelson


Servidor Público Federal há mais de dezoito anos, Hilton Coelho já disputou as eleições para governador, prefeito e deputado estadual pelo PSOL-BA (Partido Socialismo e Liberdade).

Copa do Mundo 2014 - superfaturamento da Arena Fonte Nova -, Mobilidade Urbana na cidade do Salvador; privatizações do Patrimônio Público, e o coronelismo político na Bahia são assuntos em destaque. Confira o áudio do primeiro bloco!

Antonio Nelson - Você estudou na escola pública?



A.N - Você têm graduação em História?



A.N - Quais são as forças políticas que imperam na Bahia?



A.N - O que lhe inquieta na política baiana?



A.N - Quais interesses estão em jogo?



A.N - Você acredita que a população será beneficiada com a Copa do Mundo 2014, ou apenas uma minoria?




Napalm:


O jornalista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Dr. Francisco José Castilhos Karam, falou com exclusividade sobre a Ética Jornalística Brasileira. Click na reflexão e leia na íntegra:

A. N - No último seminário da Petrobrás, o qual contou com sua participação, cujo tema foi “A Ética nas Organizações Empresariais”, o senhor mencionou que as empresas agem pior do que Stálin e Hitler. Poderia explicar melhor essa afirmativa?

De Galho em Galho Mamelungos de Recife celebram Carnaval em Casa Amarela


“Percebemos nos shows que mais pessoas cantam nossas músicas. E isto talvez seja resultado do nosso ideal, que é dar as músicas para o mundo. Disponibilizamos o disco para download com o intuito de também alcançar esse objetivo”.

Peu Lima – Baterista, compositor, arranjador e cantor – Mamelungos de Recife.
Sentinela - Antonio Nelson

A
banda pernambucana Mamelungos de Recife realizará show no Polo Casa Amarela, Carnaval Multicultural do Recife, às 21h, terça-feria (21/02) ao som da fusão de ritmos
nordestinos e brasileiros como MPB, Rock, Pop, Bossa Nova... Confira a música de Galho em Galho no ciberespaço e agende-se!

Salvador: Moradores de Nova Brasília sentem falta das Tropas do Exército



Sentinela - Antonio Nelson


São 17h10min de sábado (4) em Salvador! Horário de verão. Estou no ônibus Sete de Abril - Jardim Esperança – Nova Brasília – Barra, 5692, com destino ao bairro Pau da Lima. Sob um sol escaldante, estou no bairro “nobre” da Barra, na Rua Miguel Bournier, próximo do Cristo e do Farol da Barra – Patrimônio Histórico da Humanidade -, cartões postais localizados na orla.

Após passar a borboleta, conheço a doméstica Renilda Moureira, 43 anos, moradora do bairro Sete de Abril, na periferia da capital baina. Renilda têm nove anos de profissão. Trabalha num apartamento de família na Barra, mas largou mais cedo por causa da insegurança instalada na cidade depois da greve dos policiais da Bahia. São duras horas e meia de trajeto, em média, da Barra até Sete de Abril, mas quando o trânsito está calmo. “Vejo muita polícia aqui na Barra depois da greve da PM, mas até agora não vi um soldado do Exército no meu bairro. Também não acredito na televisão. Nem tudo é verdade sobre o assunto. O povo não é burro”, declarou Renilda.

Já os trabalhadores da construção civil, Ivan Silva e Alan Veloso, ambos com 31 anos, largaram no horário normal. De acordo com eles, a ausência das Tropas é facilmente visível. Ivan e Alan moram no mesmo bairro de Renilda, e foram contratados pra trabalhar na construtora OAS, para a obra de um grande Hotel, no extinto Clube Espanhol, na praia. “Só vemos policiamento ostensivo nos bairros nobres como Barra, Campo Grande, e lugares de grande comércio. No Campo Grande você vê soldados do Exército na praça”, afirmou Alan, que é casado e reside com a mãe de 65 anos em Sete de Abril.

Para Ivan, os programas popularescos de TV que exploram a violência e distorcem os fatos não conseguem enganá-lo. “Esse apresentadores pensam que somos idiotas? Sabemos o jogo de interesses dos jornais e da TV. Basta saber a história deles. Estão comprometidos com o dinheiro e a divulgação da mentira. Algumas coisas são verdades”, enfatizou Ivan. Por causa do Carnaval, vamos entrar de “férias” (risos), de 16 a 27 de fevereiro, asseveraram juntos...Alguns segundos para término da trajetória, meus olhos não deixaram imperceptíveis a ausência das Tropas na localidade. É Carnaval!

Herzog e a ditabranda da Folha

Por Altamiro Borges

Numa impactante reportagem na Folha deste domingo, o repórter Lucas Ferraz entrevista o fotógrafo Silvaldo Leung Vieira, autor da famosa foto do “suicídio” do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-Codi, em outubro de 1975. Ele hoje mora em Los Angeles (EUA) e confessou que a foto foi mais uma das farsas da cruel ditadura militar que vitimou o Brasil de 1964 a 1985.

Pela primeira vez, o fotógrafo deu detalhes desta ação criminosa. Vale conferir alguns trechos da longa reportagem de capa: Na íntegra: Altamiro Borges

Psiquiatria Esquizoanalista

Eu sou o lado esquerdo-direito do cérebro / O que não possui lados / Eu sou o caminho que leva a verdade / O encontro do Homem com a Natureza / Eu sou a destruição da ilusão naturante do ego / A percepção holográfica artificial da Natureza / O anjo da morte que trás a vida eterna / Eu sou a imortalidade da alma / Eu sou o Nirvana / Eu sou tudo o que Deus quer que eu seja. Ciclotron Irajá. (Olinda/Pernambuco)


Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.