quinta-feira, 28 de junho de 2012

Começa em Salvador Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos



Saiu no André Lemos


O Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos: Novos Cenários da Comunicação (Medialidades, Materialidades, Temporalidades) traz a Salvador (BA), no dia 6 de agosto, a terceira etapa do seu ciclo de debates, com pesquisadores de renome mundial como Bruno Latour, Graham Harman, Richard Grusin e Siegfried Zielinski.

Em Salvador o evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/UFBa em parceria com o ICBA/Goethe-BA.

O simpósio é uma parceria entre oito programas de pós-graduação em Comunicação (UERJ, UFF, UFRJ, PUCRJ, UFBA, ESPM-SP, PUC-SP, UFC), um em Letras (UFF), dois grupos de pesquisa (GPC e Vilém Flusser Archiv) e duas instituições internacionais (Universität Wien e Universität der Künste Berlin). “A Vida Secreta dos Objetos” é uma iniciativa de caráter inédito no país, devido à sua perspectiva eminentemente interdisciplinar, unindo domínios como o da Comunicação Social, da Literatura e da Filosofia.

Dividido em quatro etapas (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza), o Simpósio conta com seminários gratuitos, mobilizando cerca de 12 convidados internacionais e 8 nacionais entre os dias 30 de julho e 8 de agosto, promovendo a discussão de temas, teorias e perspectivas metodológicas da pesquisa mundial, com reflexões sobre novos paradigmas, epistemologias e cenários intelectuais relevantes para os campos envolvidos.


Em Salvador, as mesas e palestras reúnem pesquisadores como André Lemos, Vinicius Andrade Pereira, Erick Felinto, Adalberto Müller, Graham Harman, Siegfried Zielinski, Richard Grusin e Bruno Latour.

Programa, informações e pré-inscrições no site. A pré-inscrição não garante acesso. O acesso ao evento será por ordem de chegada e no limite da capacidade do auditório. O evento é gratuito com tradução simultânea.

Filme "O Nó" retrata o ataque biológico a cacaueiros da Bahia

Saiu na Caros Amigos

Introdução criminosa da vassoura-de-bruxa dizimou plantações no Sul do Estado

Por Antonio Nelson
Do Sentinelas da Liberdade

O cineasta baiano Dilson Araújo resgata no documentário "O Nó - Ato Humano Deliberado" a introdução do fungo conhecido popularmente por vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau do Sul da Bahia. Além de polêmicas, o atentado biológico dizimou a produção brasileira da fruta. O impacto deste que pode ser o primeiro - ao menos o mais conhecido - caso de ataque biológico planejado foi sobretudo em pequenos e médios agricultores - a doença reduziu de 320,5 mil toneladas/ano para 191,1 mil toneladas, enquanto a participação do Brasil no mercado internacional caiu de 14,8% para 4%, segundo dados de órgãos ligados à agricultura.

FilmeON-tpConfira abaixo uma entrevista com Dilson Araújo feita pelo jornalista Antonio Nelson, do blog Sentinelas da Liberdade, e que tem participação do produtor de cacau Dorcas Guimarães - e um teaser ao final do texto. O filme foi lançado no Festival de Cinema na Bahia e circula no circuito alternativo de cineclubes. O título, o nó, faz referência à maneia como galhos contaminados foram amarrados nos cacaueiros saudáveis.

Antonio Nelson - Quais as motivações em tratar do assunto? Quando será a exibição em Salvador?

Dilson Araújo - Ao iniciar a pesquisa, percebi que o tema sempre esteve rodeado de mitos e especulações de toda a natureza e que o imaginário popular é habitado por uma versão bem diferente daquela registrada nos documentos oficiais. Daí a necessidade de promover o registro histórico do fato, que é o objetivo principal do documentário.

AN - Está comprovado que a vassoura-de-bruxa na região cacaueira, no sul da Bahia, foi um ato criminoso? Quais as conseqências?

Na íntegra: Caros Amigos
Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.