sexta-feira, 15 de junho de 2012

Turismo no Recife e em Olinda em 360 graus

Conheça as melhores paisagens de Recife e Olinda pelas lentes da fotógrafa Cristiane Silva


Diário de Pernambuco

 
Fotógrafa e médica, Cristiane Silva faz fotografias do Recife e de Olinda em 360 graus. O trabalho dela está no canal de Turismo do Pernambuco.com (Julio Jacobina/DP/D.A Press)
Fotógrafa e médica, Cristiane Silva faz fotografias do Recife e de Olinda em 360 graus. O trabalho dela está no canal de Turismo do Pernambuco.com

Cristiane Silva é fotógrafa. Ou melhor, é médica. Na verdade, é uma médica que colocou em prática o fascínio que sente pela fotografia. Oftalmologista por formação, educou o próprio olhar para satisfazer um sonho antigo: ser aquela por trás das lentes fotográficas na captura de imagens belíssimas. “Sempre considerei a fotografia a melhor profissão do mundo. E, aos poucos, o que era hobby está virando trabalho”, anuncia.
Munida de chinelo, chapéu e protetor solar, há um ano, Cristiane vem visitando os principais pontos turísticos de Recife e Olinda para registrá-los de maneira curiosa. “O mercado fotográfico é muito concorrido. Queria encontrar meu espaço, experimentando a fotografia de um jeito diferente. Foi quando me apaixonei por fotos em 360 graus”. A primeira experiência aconteceu na Casa da Cultura, em 2011. De lá para cá, ganharam registros as vistas do elevador panorâmico no Alto da Sé e do alto das Torres Gêmeas no centro do Recife, a Igreja do Carmo, a Praça da República, o Paço Alfândega, entre outros endereços.

O olhar estético encontrou nas facilidades da câmera digital um exercício diário. Quando Maria Alice nasceu, Cristiane passou a registrar o desenvolvimento da filha, hoje com quatro anos. “Talvez porque minha gestação e meu parto não tenham tido registros tão bons assim, quis documentar todo o crescimento dela”, pondera. Curiosamente, fotografar gestantes e partos integram com frequência sua agenda fotográfica. Para dar conta da técnica, Cristiane foi atrás de cursos na área.

Começou no Senac em 2010. Por acaso. “Estacionei o carro perto da sede, olhei pra o lado e vi o anúncio do curso de fotografia. Resolvi entrar pra conhecer e saí de lá já matriculada”. Recentemente, deu mais um passo em sua formação. “Comecei a estudar Fotografia na Unicap. Quero aprofundar as discussões e entrar no mercado comercial”, avisa. Costuma trocar figurinhas com os colegas fotógrafos Soraya Silva e Haroldo Matias, já que família e amigos nunca se interessaram pelo ramo.

Quando vai a campo, é a Nikon D700 quem a acompanha. Uma lente grande angular de 8 milímetros e uma cabeça de tripé panorâmica a ajudam a obter o melhor resultado. Cliques feitos, parte para a etapa da edição, o que possibilita a junção das fotos, transformando-as em uma só. Cristiane acredita que ambientes internos também podem ser mais bem explorados com a técnica do 360 graus. “Posso usá-la para fotografar lojas e apartamentos recém-decorados, por exemplo”. Hoje médica atuante, não estranhe se Cristiane, logo, logo, passar a assinar do mesmo jeito que consta no serviço desta matéria.

Turismo - O trabalho de Cristiane Silva pode ser conferido a partir desta quarta-feira (13), no Canal de Turismo do Pernambuco. Especialmente para o site, ela disponibilizou passeios por Recife e por Olinda, permitindo uma imersão em vários pontos turísticos das duas cidades. Todos os passeios estão em:
http://www.pernambuco.com/turismo/turismo_360.

Serviço:
Fotógrafa Cristiane Silva
fotocrissilva@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.