domingo, 18 de dezembro de 2011

Grupo Triat’uan traz recordações do Jazz e da Bossa Nova na Bahia

Sentinela - Antonio Nelson


J
á que no repertório estão o Jazz e a Bossa Nova na Bahia, as recordações da difusão destes gêneros viajam para a década 1980, no Rio Vermelho, bairro boêmio da cidade do Salvador. Nítidas na memória afetiva do Grupo Triat’uan, composto pelo violinista e arranjador Edu Fagundes, do também violinista, e saxofonista Luciano Chaves, e do ícone da percussão baiana e brasileira Antonio da Annuciação. A ascensão e “queda” na capital baiana do som instrumental ocasionou pouco espaço na cidade e na grande mídia.

De acordo com o Triat’uan, grupo consagrado na música instrumental da Bahia, a efervescência no Rio Vermelho acontecia nos bares Clave de Sol, Dama da Noite, Bilhostre; e Ebony, no bairro da Pituba.

Para eles, Salvador viveu o clímax do som instrumental. Bossa Nova, Chorinho, Samba, e harmonia negra norte-americana.

Edu Fagundes também toca clarinete. Lecionou no Liceu de Artes e Ofícios e na Academia de Música da Bahia (AMBAH). Já Luciano Chaves, com apenas 11 anos, tocou flauta doce na Orquestra Sinfônica de Camaçari, sob o solo do concerto de Bach.

Edu e Luciano já tocaram na banda Terra Samba, Pinel; com os cantores Ricardo Chaves e Emanuele Araújo.

Annunciação tocou bateria por mais de 15 anos com Hermeto Pascoal. Residiu em São Paulo propagando o som do bongô e outros instrumentos percussivos. Com 73 anos, Annunciação denuncia muita vitalidade no palco, ao lado dos amigos Edu e Luciano.

O Triat’uan realizou apresentação do seu primeiro CD, Caminhos do Vento, no último sábado (17/12/11), no XVII Festival de Música Instrumental da Bahia, no Teatro Vila Velha – Passeio Público.

Por apenas R$1 (inteira), e R$2 (inteira), a platéia assistiu seis músicas do Caminhos do Vento, lançado em setembro de 2011. Edu destaca a composição Kuai, que se origina do hexagrama do I Ching. Kuai está no gênero do Jazz. Questionado sobre a importância do ensino da música no ensino público, Edu declarou: “música propicia prazer. Abre a cabeça. É indispensável o estudo da música nas escolas”.

Edu enfatiza que a materialização do CD Caminhos do Vento se deu após o incentivo da Fundação Cultural.

O Triat’uan dispõe as composições no myspace: Caminhos do Vento, Bêbado na Chuva etc. estão na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.