quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Arquitetura baiana celebra meio século



Boletim Informativo*

A Faculdade de Arquitetura iniciou a comemoração dos seus 50 anos de atuação no dia 02 de outubro de 2009, como instituição pública de ensino voltada à formação superior.

O curso de Arquitetura foi fundado no ano de 1877, em conjunto co a fundação da Academia de Belas Artes e, inicialmente, instalado no Solar Jonatas Abato, Rua 28 de Setembro – Centro.

A Faculdade de Arquitetura – FAUFBA foi criada em 1959, pelo desmembramento do curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes, e estabeleceu-se no local onde está construído o Ed. Açores, situada à Avenida Sede de Setembro, nº 377 – Vitória.

Em 1961, a Universidade Federal da Bahia cria o Campus Universitário nos bairros Federação e Ondina, ficando a Faculdade de Arquitetura localizada na Rua Caetano Moura, nº. 121 – Federação. Em 1962, foi iniciada a construção dos pavilhões provisórios para instalação da Faculdade de Arquitetura, que é transferida da Vitória para a Federação em 16 de agosto de 1963.

O projeto do edifício atual da FAUFBA foi elaborado por uma comissão composta pelos professores Diógenes Rebouças, Américo Simas e Oscar Caetano Silva, obra que teve início em 1965, concluiu a primeira etapa em 1967, a segunda em 1973, com a construção do pórtico e dos auditórios, não tendo sidos executadas as demais etapas.

A partir de finais dos anos 90, surgem outros cursos de arquitetura e urbanismo em Salvador. No entanto, pode-se constatar que a FAUFBA, ao longo dos 50 anos foi a principal responsável pela formação dos arquitetos e urbanistas do Estado da Bahia, preparando os profissionais não somente em nível de graduação, mas também em diversas modalidades de especialização, mestrado e doutorado, fato reconhecido em nível nacional pelos órgãos responsáveis pela avaliação dos cursos de graduação (MEC) e pós-graduação (CAPES).

Programação – Entrada franca

08/10 (quinta-feira)

18:00 – 5(0) anos depois (Auditório Mastaba)

Arquitetos formados há 5 anos descrevem experiência profissional.

15/10 (quinta-feira)

18:00 – Diógenes Rebouças: o “mito” arquiteto, professor e artista plástico (Auditório Mastaba)

Relatos, depoimentos, críticas sobre Diógenes Rebouças, o professor, o chefe de escritótio, sua relação com os clientes e com o estado etc.

19 a 23/10 (segunda à sexta-feira)

Workshop de projetos urbanos em Salvador (Mastaba e salas de aula)
Alunos da FAUFBA de diversos Ateliês desenvolverão projetos urbanos para áreas de Salvador situados entre Itapoã e Plataforma, sob a orientação de professores recém-concursados.

27/10 (terça-feira)

18:00 – Olhares externos: A FAUFBA frente às questões da cidade (Auditório Mastaba)
Aspectos urbanísticos, ambientais e do Patrimônio Histórico Cultural na cidade e no estado.

30/10 (sexta-feira)

9:00 – Congregação aberta, com homenagens (Auditório 1)
Homenagens aos professores: Walter Gordilho, Américo Simas e Diógenes Rebouças, e às servidoras técnicas administrativas: Ana Maria Leite, Lúcia Matos e Gilda Carvalho.

17:00 – Conferência – Arquiteto Paulo Mendes da Rocha (Auditório 1 + 2)

19:00 – Arquitetura e Música – Coquetel de confraternização (Pórtico)

11/11 (quarta-feira)

19:30 – Abertura da Exposição Arquitetos Artistas (Museu de Arte Sacra da UFBA) – Exposição de 11 a 30 de novembro de 2009.
Promoção e Realização:
Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Faculdade de Arquitetura
Apoio:
Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Bahia.
Rua Caetano Moura, 121 - Federação - Salvador - Bahia - E-mail: 50anosfaufba@ufba.br
Tel: (71) 3283-5889.


* Boletim Informativo cedido por Solange Souza Araújo - Diretora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutora na área de Paisagem Urbana e Trabalho em Morfologia Urbana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.