quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lançamento - documentário:


O evento ocorrerá em 15 de outubro (quinta-feira), às 19hs, no Auditório Central da Faculdade Social da Bahia (FSBA) em Ondina - Entrada franca.

Sentinela - Jaqueline Barrreto*
Como o processo de negação da identidade negra pode afetar na auto-estima e na aceitação da auto-imagem refletida no espelho? O cabelo é uma linguagem social? Essas são apenas algumas questões levantadas pelo documentário “Espelho, Espelho Meu: uma abordagem sobre representações afro-estéticas no período juvenil” produzido por Jaqueline Barreto durante a disciplina de Telejornalismo, sob a orientação de Jussara Maia, da Faculdade Social da Bahia.
O vídeo discorre sobre o processo da auto-imagem do negro a partir de temas como: identidade, alteridade, mídia e família. Para isso, conta com a participação de Bartolomeu Dias da Cruz, Filósofo e Presidente do Núcleo Omi-dudu, Vovô do Ilê Aiyê , Antônio Cosme, Historiador e militante do movimento negro, Negra Jhô, Proprietária de Salão Afro, Vanda Machado, Historiadora, André Santana, Jornalista e Diretor do Instituto Mídia étnica, entre outros. “ Se através de um processo de educação aprendemos que ser negro é ruim, que negro fede, que negro tem cabelo duro, quem vai querer ser negro?, questiona Antônio Cosme durante as gravações do documentário. Após exibição do vídeo, o público será contemplado com debate acerca da identidade negra e suas problematizações.
* Jaqueline Barrreto é colaboradora do Sentinelas da Liberdade e assessora de imprensa da Ong: Omi Dudu - www.nucleoomidudu.org.br / jaquelinebarreto2008@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.