Saiu no Nassif
Do O Globo
Rede Social terá que provar a Wall Street sua rentabilidade em anúncios
Na corrida por dólares de publicidade digital, o Google foi o grande vencedor, graças à sua capacidade de personalizar anúncios com base no que o internauta procura. Mas o Facebook, que personaliza os anúncios com base em quem são os usuários e seus amigos, espera ser um competidor. Um teste importante sobre sua performance acontecerá na quinta-feira, 26 de julho, quando a rede social divulgará seus primeiros ganhos em números.
Na corrida por dólares de publicidade digital, o Google foi o grande vencedor, graças à sua capacidade de personalizar anúncios com base no que o internauta procura. Mas o Facebook, que personaliza os anúncios com base em quem são os usuários e seus amigos, espera ser um competidor. Um teste importante sobre sua performance acontecerá na quinta-feira, 26 de julho, quando a rede social divulgará seus primeiros ganhos em números.
O Facebook fez sua oferta pública inicial em maio deste ano com uma
valorização de saltar aos olhos, mas desde então, o preço das ações só
despencou. A publicidade, em grande parte nos Estados Unidos, é
responsável pela maior parte da receita da empresa e por isso, está sob
intensa pressão para mostrar que está crescendo rápido o suficiente a
ponto de justificar seu alto valor.
Em suma, para agradar Wall Street, o Facebook deve primeiro obter
favores com a Madison Avenue, e está lutando para fazer exatamente isso.
"Os anunciantes precisam de mais uma prova de que a publicidade no
Facebook oferece um retorno sobre o investimento", disse Debra Aho
Williamson, analista da empresa de pesquisa de mercado eMarketer. "Não
há discordância sobre se o Facebook é a próxima grande empresa na
internet ou se ele vai falhar miseravelmente."
O recurso diferencial do Facebook é a pilha de dados pessoais que
recolhe de 900 milhões de usuários. Mas usar esses dados em publicidade
de modo rentável é uma tarefa assustadora. O Google tem sido o mais
antigo player nesse mercado e tem cerca de US$ 40 bilhões em receita
anual de publicidade — 10 vezes maior que o Facebook. Desde sua oferta
pública, Wall Street tem temperado suas expectativas para a receita de
publicidade do Facebook e as ações fecharam na última sexta-feira, 20
de julho, em US$ 28,76, uma queda no seu preço inicial de US$ 38.
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