quinta-feira, 21 de junho de 2012

Recife celebra Gonzagão com mais de 350 apresentações


Foto: Beto Figueiroa


Com o slogan “São João tradicional, a gente faz na Capital”, a festa junina do Recife promove festejos por toda a cidade com shows de artistas de várias gerações, mostrando a tradição e a renovação do forró e da música regional baseada nos legítimos valores da cultura nordestina. São mais de 350 apresentações nos seis polos de animação (Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos), além dos 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs). A festa junina também ocupa a Pracinha de Boa Viagem com o projeto “Arte na Praça de São João” e os mercados públicos com apresentações de trios de forró pé-de-serra, repentistas e poetas.

A abertura da festa aconteceu em 08 de junho no Sítio Trindade, em Casa Amarela, com grande show em homenagem a Gonzagão, sob a direção musical do sanfoneiro Gennaro. No espetáculo de abertura do São João do Recife, o público irá apreciar as obras de diversas fases da carreira do rei do baião. A apresentação traz um grande elenco, incluindo de artistas que conviveram com Luiz Gonzaga, ou foram influenciados pela sua obra: Luizinho Calixto, Jurandy da Feira, Quinteto Violado, Maciel Melo, Silvério Pessoa, Josildo Sá, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Maciel Salu, Terezinha do Acordeon, Geraldo Maia, Isaar, Maestro Duda, Marcelo Caldi, Vinícius Sarmento, Camarão, grupo Rabecado e banda Fim de Feira.


A homenagem a Gonzagão vai além da música, conta ainda com o projeto especial Ocupação Moda Cultural e a série de encontros Jornadas Gonzagueanas. Depois do sucesso durante o Carnaval, o Ocupação Moda Cultural ganha versão junina. Quem for ao Sítio Trindade vai encontrar um espaço expositivo com roupas inspiradas em músicas de Luiz Gonzaga e fotografias da Missa do Vaqueiro (Serrita – PE) produzidas por Aluísio Costa Júnior. E no dia 21 de junho, haverá uma “quadrilha desfilada”. Modelos criados pelos estilistas Lúcia Spessato, Carol Azevedo, Melk Z-Da e Jailson Marques serão apresentados num desfile coreografado como uma quadrilha junina.

Cenografia - No Sítio Trindade, para homenagear o centenário de Luiz Gonzaga, a decoração remeterá ao Sertão Nordestino. Chapéus de palha, jarros de barro com cactos, bonecas de pano e luminárias em forma de gaiolas irão compor o cenário. Na área central do Sítio, haverá ainda uma peça-monumento em formato de sanfona de fibra de coco, revestida por fibra de vidro e resina, assinada pelo artista plástico Sávio Araújo, medindo 7x 2,5m. Os demais pólos recebem os mesmos elementos em homenagem a cultura sertaneja, além das tradicionais bandeirinhas e balões da popular decoração junina.

Caminhada do Forró - No dia 7 de junho, a partir das 18h, é realizada a Caminhada do Forró com roteiro que segue da Rua da moeda até a Praça do Arsenal. O arrastão de forrozeiros é animado pela Forrovioca.

Jornadas gonzagueanas - Todos os anos, o Memorial Luiz Gonzaga realiza debates sobre a cultura junina. Em 2012, devido à programação em homenagem ao centenário do grande ícone da cultura nordestina, o ciclo de debates foi reforçado com convidados representativos na história de Gonzagão e estudiosos de sua obra. De 08 a 10 de junho, as Jornadas Gonzagueanas realizarão três debates na Livraria Cultura (Paço Alfândega). Nesta sexta (08), João Silva (PE), Marcelo Melo (PE), Onildo Almeida (PE) e Jurandy da Feira (PE) compõem a mesa de debate “Memorial dos parceiros”, relembrando momentos vividos junto com Luiz Gonzaga. No sábado (09), com o tema “Baião na cidade grande”, Ricardo Cravo Albim (RJ) e Renato Phaelante (PE) debatem com mediação de Saulo Gomes (PE). Encerrando o ciclo de debates, no domingo (10), o pesquisador Climério de Oliveira (PE) e os jornalistas Fernando Gasparini (RJ) e Dominique Dreyfus (França) conversam sobre o tema “Vida do Viajante”, título da biografia assinada pela francesa sobre Luiz Gonzaga.

Arte na Praça – Todas as quintas-feiras de junho, a Pracinha de Boa Viagem irá se transformar em um verdadeiro arraial junino. O “Arte na Praça de São João” vai levar apresentações de grupos teatrais encenando danças típicas do período junino como forró, xote, xaxado, baião e coco, das 20h às 22h. O “Arte na Praça” é uma ação da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo. A programação também traz recital de poesias de Literatura de Cordel, banda de forró com cinco casais de bailarinos dançando os ritmos juninos com a participação dos turistas.

Fórro e cantoria nos Mercados - Trios de pé-de-serra, emboladores, repentistas e violeiros animam os mercados públicos da Encruzilhada, Boa Vista, Madalena e Cordeiro em programação, a partir das 13h, aos sábados (dias 16 e 23 de junho).


Caravana do Forró - A Forrovioca irá percorrer bairros do Recife levando shows de forró para vários polinhos comunitários.

Quadrilhas Juninas - Uma das manifestações mais importantes do período junino e que tem ganhado ainda mais força a cada ano, a quadrilha tem espaço garantido nos folguedos com a realização dos Festivais Pernambucanos de Quadrilhas Juninas Adultas e Infantis.O 28º Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Adultas, com cerca de 50 grupos, atrai um numeroso público a diversos pontos da cidade para prestigiar a criatividade e a animação dos grupos. As eliminatórias acontecem nos dias 16 e 17 de junho nas RPAs 2 (Nascedouro de Peixinhos), 3 (Sítio da Trindade), 5 (Praça Noel Rodrigues – San Martin) e 6 (Escola João Emereciano - Ibura). A etapa final acontece entre os dias de 20 a 23 de junho. E o Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Infantis chega à sua 14ª edição, com sete quadrilhas. Os grupos se apresentam no dia 24 no Geraldão.

Procissão dos Santos – Local de tradição religiosa e de intensa participação popular nos ritos litúrgicos, o Morro da Conceição sedia, pelo quarto ano consecutivo, a Procissão dos Santos do Ciclo Junino, no dia 16 de junho. O cortejo é uma homenagem aos santos São João, São José, Santo Antônio, São Pedro, Santa Isabel e Sant’Ana, representantes dos festejos juninos. A concentração acontece diante da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, e segue em direção ao Sítio Trindade com bacamarteiros à frente fazendo a guarda dos santos.


Desfile das Bandeiras - Reforçando o sincretismo religioso no Recife, o Desfile das Bandeiras de Santos Juninos, agrega praticantes de várias religiões ou mesmo admiradores. No dia 22 de junho, as ruas do Centro recebem o desfile que reforça a homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. A procissão sai da Praça Maciel Pinheiro, passa pela Rua Nova, até chegar ao Pátio de São Pedro.


Procissão de São Pedro e Concurso de Barcos Decorados - No dia 29 de junho, às 13h, os pescadores da Colônia Z1, do Pina, desfilam com suas embarcações para honrar o santo que marca o fim do ciclo junino. Na ocasião acontece também o concurso do barco mais bonito
.

Fote: Prefeitura do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.