quinta-feira, 28 de junho de 2012

Filme "O Nó" retrata o ataque biológico a cacaueiros da Bahia

Saiu na Caros Amigos

Introdução criminosa da vassoura-de-bruxa dizimou plantações no Sul do Estado

Por Antonio Nelson
Do Sentinelas da Liberdade

O cineasta baiano Dilson Araújo resgata no documentário "O Nó - Ato Humano Deliberado" a introdução do fungo conhecido popularmente por vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau do Sul da Bahia. Além de polêmicas, o atentado biológico dizimou a produção brasileira da fruta. O impacto deste que pode ser o primeiro - ao menos o mais conhecido - caso de ataque biológico planejado foi sobretudo em pequenos e médios agricultores - a doença reduziu de 320,5 mil toneladas/ano para 191,1 mil toneladas, enquanto a participação do Brasil no mercado internacional caiu de 14,8% para 4%, segundo dados de órgãos ligados à agricultura.

FilmeON-tpConfira abaixo uma entrevista com Dilson Araújo feita pelo jornalista Antonio Nelson, do blog Sentinelas da Liberdade, e que tem participação do produtor de cacau Dorcas Guimarães - e um teaser ao final do texto. O filme foi lançado no Festival de Cinema na Bahia e circula no circuito alternativo de cineclubes. O título, o nó, faz referência à maneia como galhos contaminados foram amarrados nos cacaueiros saudáveis.

Antonio Nelson - Quais as motivações em tratar do assunto? Quando será a exibição em Salvador?

Dilson Araújo - Ao iniciar a pesquisa, percebi que o tema sempre esteve rodeado de mitos e especulações de toda a natureza e que o imaginário popular é habitado por uma versão bem diferente daquela registrada nos documentos oficiais. Daí a necessidade de promover o registro histórico do fato, que é o objetivo principal do documentário.

AN - Está comprovado que a vassoura-de-bruxa na região cacaueira, no sul da Bahia, foi um ato criminoso? Quais as conseqências?

Na íntegra: Caros Amigos

4 comentários:

  1. Se você verificar melhor, vai constar que o documentário foi financiado pela elite cacaueira, com o objetivo de criminalizar as esquerdas. São o que existe de mais reacionário neste sul da Bahia. Piores que os coronéis de Jorge Amado. Pergunte ao "cineasta" o que ele acha da recente decisão do supremo sobre a terra indígena caramuru-paraguaçu. E sobre os movimentos quilombola e sem terra. Esta "entrevista" é oportuna, pois está ocorrendo o festival do chocolate de ilhéus. basta ver a programação para detectar os interesses envolvidos nessa questão.

    ResponderExcluir
  2. http://www.osarrafo.com.br/v1/2011/06/05/vassoura-de-bruxa-2/

    Neste link algumas opiniões interessantes nos comentários. A que mais gostei, e me parece mais lógica, é a origem carlista. Considerando a malvadeza...

    ResponderExcluir
  3. Esse cara do sarrafo é um reacionário. Credo!

    ResponderExcluir
  4. Comparado aos mais de 100 milhões de pessoas que a esquerda matou, introduzir este fungo seria realmente um detalhe na história dessa gente.

    ResponderExcluir

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.