quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Idosos desabafam sobre desrespeito no Carnaval da Bahia


Sentinela - Antonio Nelson



É Carnaval no Brasil. É Carnaval na Bahia. Mas quando o assunto é acessibilidade e diversão responsável no carnaval baiano, de acordo com Alberto Trigueiros, 76 anos, morador do Cabula, funcionário Público Federal aposentado há mais de 23 anos, pela Previdência Social, o único lugar que resta pra celebrar o carnaval de rua é no Pelourinho, Centro Histórico da cidade do Salvador. Para Alberto, o carnaval no Pelourinho tem semelhanças com antigos carnavais. Porém, a insatisfação com o cenário atual  provoca-lhe desabafo:

“O carnaval de Salvador é mercantilizado. Vivemos num lugar onde as estrofes das composições massacram a língua portuguesa, mas temos exceções. Aqui não há valorização do idoso. No Rio vemos concursos de modinhas, e produzidos por negros”.

Questionado sobre o comportamento dos jovens na festa carnavalesca da capital baiana, Aberto assevera: “muitos jovens estão rendidos pela indústria da fantasia que assola o carnaval baiano. As composições que não valorizam a mulher sem cultivar o respeito ao ser humano”.

Ao lado de seu Alberto, com notável vigor e admirável memória sobre história da música brasileira, Naeth Santos, 73 anos, ama as composições dos pernambucanos Capiba e Nelson Ferreira, ambos póstumos, mas vivos no (in) consciente coletivo dos jovens e idosos brasileiros. Em nossa reflexão descontraída, Naeth destaca "Frevo nº 1 do Recife" - Maria Bethânia, Luiz Carlos Vinhas e Raulzinho -, filme Saravah, 1969, de Pierre Barouh.


 


E para completar, o coronel aposentado da Polícia Militar da Bahia (PM/BA) José Augusto, 88 anos, ressalta que o Pelourinho ainda é lugar de refúgio para apreciar bons carnavais. Os carnavais do Recife e Rio de Janeiro são para Alberto, Naeth e José referências de valorização das tradições multiculturais, já que o Rio nos últimos anos vem revitalizando as cultural regionais, declarou José.

Na Rua da Aurora, onde o poeta pernambucano Manuel Bandeira morou e inspirou-se para criar poemas, versos e prosas, no Recife, Pernambuco, os idosos celebram momento áureo com Aurora dos Carnavais no Carnaval Multicultural do Recife 2012. Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.