sábado, 17 de outubro de 2009

O novo mantra de Flávio Venturini



Entrevista




Maísa Carvalho Amaral e Antonio Nelson Lopes Pereira*



A Natureza tem um significado importante na vida e nas composições do cantor mineiro Flávio Venturini, que realizou na sexta-feira (16/10/2009), show de pré-lançamento do novo álbum Não se apague esta noite. Receptivo e bem humorado, Venturini recebeu a equipe do Sentinelas, 10 minutos antes da sua apresentação na capital baiana.

Sentinelas da Liberdade – Suas músicas e composições estão sempre relacionadas com a natureza, o seu novo Cd também. Qual o significado disso?

Flávio Venturini –
Eu sempre vi na natureza uma grande fonte de inspiração, de boas energias, saúde, e de uma coisa que temos que preservar, inclusive, nesse disco que acabei de lançar tem uma música que se chama Mantra da Criação, que fala sobre o futuro – o país e o planeta que vamos deixar para os nossos filhos. Pois ela foca bastante essa questão da ecologia, natureza. Ecologia em todos os sentidos, principalmente nas relações pessoais.

SL – Qual a importância de divulgar seu trabalho na Internet?

F.V - Uma das coisas boas da Internet é a possibilidade de divulgar hoje o trabalho para o mundo, não só pra um nicho. Antigamente só tinha divulgação pelas lojas e rádios. Por outro lado, com essa democratização tem algo que eu não acho legal: o não respeito ao direito autoral. Acho que isso tem que ser respeitado e conseguir uma forma da música ser mais barata, por ser democrática, nesse sentido da Internet, mas acho que o artista, qualquer artista, seja de música, artes plásticas, literatura, tem que ter de alguma forma o seu direito autoral respeitado.

SL – Qual é a sua avaliação quando suas músicas são utilizadas apenas como entretenimento?

F.V- Acho que música é também entretenimento. Talvez, principalmente entretenimento. Música é cultura. Mas música é para as pessoas curtirem, se informarem, faz parte.

SL - Você vai fazer a abertura da primeira edição do projeto "MPB Canta e Conta Histórias". É um projeto inovador onde o público poderá interagir com o cantor fazendo perguntas da sua carreira e trajetória musical. Vai ser um show diferente de tudo que você já fez?

F.V – Eu já fiz coisas assim no Rio de Janeiro e aqui em Salvador, vamos fazer esse bate-papo. Vamos conversar com o interlocutor e interagir com a platéia.

Maísa Carvalho Amaral. - Foto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.