quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ética em questão


Sentinela - Maísa Amaral*
O alvoroço por um furo de reportagem muitas vezes deixa de lado os princípios éticos jornalísticos, o que acaba tirando a credibilidade do veículo e do profissional da área. Isso vem acontecendo concomitantemente nas grandes empresas de Comunicação Brasileira, e já chegou até a criar conceitos do tipo a extinção do jornalismo e da objetividade e credibilidade da informação veiculada.

A ética no jornalismo. Esse é o foco principal do Curso de Extensão: A Ética Jornalística na Sociedade da Informação, que está sendo ministrado até amanhã, pelo professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina, Francisco José Castilhos Karam, na Faculdade de Comunicação da Ufba, em Salvador-BA.

Em sua primeira explanação, Karam destacou a importância da objetividade, da verdade, da precisão e da exatidão na divulgação da informação, fatores preponderantes quando a ética se coloca em questão. A credibilidade das fontes, do conteúdo das notícias e a consciência pessoal e profissional também foram discutidas.

Nos próximos dois dias, o professor irá debater os seguintes assuntos: A ética Jornalística Aplicada às Novas Mídias e Tecnologias, Jornalismo e Convergência Tecnológica e Ética e Sociedade da Informação.
*Maísa Amaral é Jornalista DRT - 3178-BA e faz parte da equipe do Sentinelas
Foto: Maísa Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.