Executivo da maior rede social do mundo esteve na Campus Party Recife. Alexandre Hohagen falou sobre a revolução do marketing de influência.
Grande
destaque na Campus Party Recife neste sábado (28), Alexandre Hohagen,
vice-presidente do Facebook para a América Latina, trouxe em sua
palestra um tom de proximidade e vontade de dialogar com as regiões
menos favorecidas economicamente, como é o caso do Nordeste. Por cerca
de 45 minutos, ele explicou ao público, formado em sua maioria por
jovens com menos de 25 anos, por que a cultura empresarial do Facebook
é um case de sucesso nos dias atuais.|
"Não temos muitos níveis hierárquicos, estimulamos a reflexão e a
capacidade das pessoas pensarem juntas. No meu time, por exemplo, todos
podem questionar. Temos uma cultura informal, despojada". Essa
afirmação traduz o espírito da maior rede social do mundo, que já
possui cerca de 955 milhões de usuários. O compartilhamento de ideias e
fotos, feito que tornou possível fazer do Facebook uma base de dados
diferente de todas as outras já existentes, esteve presente no espírito
da palestra.
'Fail harder'
Para o Facebook, alguns preceitos são fundamentais: "done is better than perfect" (feito é melhor do que perfeito, ou seja, é melhor sempre entregar mesmo que não esteja de acordo com as suas expectativas); "move fast and break things" (mova-se rápido e quebre coisas ou parâmetros), além do "fail harder" (erre feio). Há 15 anos, esses preceitos seriam inimagináveis no mundo corporativo.
Para o Facebook, alguns preceitos são fundamentais: "done is better than perfect" (feito é melhor do que perfeito, ou seja, é melhor sempre entregar mesmo que não esteja de acordo com as suas expectativas); "move fast and break things" (mova-se rápido e quebre coisas ou parâmetros), além do "fail harder" (erre feio). Há 15 anos, esses preceitos seriam inimagináveis no mundo corporativo.
Hohagen mostrou que existem três plataformas da empresa como
empreendimento: as páginas, os anúncios e as plataformas. O
publicitário-marketeiro-jornalista também falou da evolução do
marketing e da comunicação. "Há 15 anos, ele [o marketing] era feito em
180 graus. Depois, passou para 360 graus. Agora, ele tem de ser feito
durante 365 dias por ano. Este conceito de agências em 360 graus é o
menos importante. O que não pode faltar é iniciar e manter uma conversa
com as pessoas 365 dias ao ano".
O executivo também explicou o conceito de sociedade da informação
instantânea e que, nela, a tecnologia está mudando, mas o comportamento
humano, não. Ele destacou ainda a importância das redes sociais nas
estratégias de marketing e relações-públicas das empresas. Falou da
indústria de games e o seu desenvolvimento pelo conceito do "social by
design". "Há uma mudança na forma de se comunicar nesta geração, que
deixou de ser linear. Destaco ainda que hoje existe a capacidade e o
poder de armazenamento de dados, além da conectividade. Isso mudou
tudo", afirmou.
Atualmente, a rede social possui 955 milhões de usuários, dos quais
540 milhões acessam o Facebook via celulares, smartphones e tablets.
Além disso, 550 milhões dessas pessoas acessam o FB todos os dias.
Hohagen finalizou a palestra questionando: "o mundo está mudando e
mudando muito rapidamente, mas o comportamento humano, não. Vocês estão
preparados para esta nova realidade?".
'Acredito no Recife'
Em entrevista ao G1, o executivo comentou a realização de um evento como a Campus Party fora do eixo Rio-SP. "Eu acho sensacional a experiência dessa descentralização. Recife é um polo de tecnologia no País. A importância de vir aqui e compartilhar a minha experiência é profissional e há uma satisfação pessoal nisso também. Gostaria de influenciar as grandes empresas do eixo Rio-SP para vir aqui também. Acredito no Recife. Conheço o trabalho do C.E.S.A.R e acho que está na hora de dar espaço às pessoas daqui focadas em desenvolvimento".
Em entrevista ao G1, o executivo comentou a realização de um evento como a Campus Party fora do eixo Rio-SP. "Eu acho sensacional a experiência dessa descentralização. Recife é um polo de tecnologia no País. A importância de vir aqui e compartilhar a minha experiência é profissional e há uma satisfação pessoal nisso também. Gostaria de influenciar as grandes empresas do eixo Rio-SP para vir aqui também. Acredito no Recife. Conheço o trabalho do C.E.S.A.R e acho que está na hora de dar espaço às pessoas daqui focadas em desenvolvimento".
Perguntado sobre o que seria necessário para quem está começando e
deseja trabalhar com redes sociais, Hohagen ressaltou a importância de
saber o que se quer. "Pensar sobre isso é uma coisa que a gente faz
pouco. Nos EUA e na Europa, há uma cultura de orientar melhor os jovens
para saber quais são as suas reais habilidades. Além disso, o conceito
de empresa mudou. Não existem mais os níveis hierárquicos. Algumas
pesquisas apontam que o que as pessoas consideram essencial hoje em dia
é o ambiente de trabalho e a capacidade de inovar dentro das
companhias", finalizou.
Formado em Jornalismo e Publicidade, com mestrado em Recursos
Humanos, Alexandre Hohagen começou a carreira em 1987, na área de
comunicação e marketing da Dow Chemical Company, onde passou de
estagiário a gerente de relações públicas para a América Latina. Em
seguida, assumiu cargos de liderança em multinacionais como a
Boehringer Ingelheim e do ABN Anro Bank. Em 200, ingressou no UOL
(Universo Online), trabalhando em diversas funções, como chefe de
vendas globais nos EUA e vice-presidente de publicidade e e-commerce.
Depois, tornou-se gerente geral da HBO no Brasil, onde liderou as
operações de vendas de publicidade em canais premium. Em 2005, foi
convidado a implementar o Google no Brasil, como gerente geral da
companhia.
A trajetória em uma das gigantes da tecnologia decolou em 2008,
quando foi nomeado diretor geral para a América Latina, operação que
envolvia mais de 20 países e escritórios na Argentina, Brasil, Chile,
Colômia, Peru e México. Desde fevereiro de 2011, é o vice-presidente do
Facebook na América Latina e responsável pela implementação da empresa
na região.
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