quinta-feira, 19 de julho de 2012

Prefeitura do Recife realiza passeio teste com Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para ligar TIP ao Centro




Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Copa, em parceria com o Governo do Estado, e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou uma viagem teste do Forte das Cinco Pontas para Cajueiro Seco e deste para o Terminal Integrado de Passageiros – TIP, usando o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), opção de transporte público que deverá ser usada na Copa 2014. A simulação começou às 14h, chegando ao ponto final com apenas 35min, tendo percorrido cerca de 30km. A previsão é que até o meio do segundo semestre, os VLT estejam trafegando normalmente.

“Vimos hoje que esse projeto pode ter muito sucesso e facilitar a mobilidade da cidade não só durante os eventos da Copa. Sabemos que algumas parcerias precisam ser realizadas no intuito de melhorar a malha ferroviária, as estações e seus entornos e, faremos os devidos esforços para conseguir isso”, explicou Ana Cláudia Mota, assessora executiva da Secretaria da Copa do Recife. Para Kleber Medeiros, representante do Comitê Organizador Local da Fifa para a Copa 2014, a agilidade e segurança do VLT é uma solução eficiente para ligar a Cidade da Copa ao centro do Recife, diminuindo a necessidade do transporte individual.

“As vantagens do VLT frente aos antigos trens são, entre outras, as duas cabines opostas, o que suprime a necessidade de manobra para poder mudar o sentido do trajeto, a rapidez de resposta na hora da frenagem e a capacidade de frenagem, e velocidade de resposta de aceleração e estabilidade de velocidade”, contou Adriano Amorim, Assistente Operacional da CBTU. Com capacidade para transportar 600 pessoas, com conforto de 6 passageiros por metro quadrado, o veículo conta com local especial para cadeirantes, assentos marcados para idosos, gestantes e inclusive obesos, além de painel que informa a estação em que se está por escrito e em áudio, em Português e em Inglês, podendo alcançar com segurança a velocidade de 60km/h. O VLT conta ainda com cabine de melhor visibilidade e sistema de câmeras.

A idéia inicial era que o VLT atendesse a rota de Suape, fazendo Cajueiro Seco – Cabo de Santo Agostinho e Cajueiro Seco – Curado, com seis máquinas. “Atualmente estamos fazendo demonstrações desse trajeto aos sábados gratuitamente para aproximar a população do novo equipamento, que deve entrar em operação em breve com a mesma tarifa atualmente praticada de R$ 1,60″, contou Adriano. Existe ainda a possibilidade de fazer a integração do Largo da Paz até o Tacaruna. “A idéia de colocar o VLT para operar até o TIP a partir da estação do Forte das Cinco Pontas surgiu pela centralidade dela, o que daria fácil acesso aos eventos e comércios do Recife Antigo e Bairro do Recife e ao Fan Fest da Copa do Mundo”, explicou Ana Suassuna, coordenadora do Plano de Mobilidade para a Copa, da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.