quarta-feira, 25 de julho de 2012

Agenda Campus Party Recife


Foto: Divulgação

Estamos chegando, Recife!


A escolha por Recife não foi à toa. A cidade, além de ser considerada o "Marco Zero" da ciência no Brasil, sedia o principal pólo tecnológico do país e vem crescendo a olhos vistos nesta área. O entusiasmo empregado no projeto torna o desafio ainda mais prazeroso para a equipe do maior acontecimento tecnológico do mundo. Campuseiros de todas as partes demonstram ansiedade para a chegada deste novo acontecimento.
Todos, como é de se esperar, serão imersos em uma vasta e diversificada quantidade de conteúdos focados em temas que vão do empreendedorismo à inovação, sem deixar de lado debates essenciais sobre sustentabilidade e inclusão digital. E você, vai ficar de fora?


quinta-feira, 26 de julho
18:00
 Abertura - Campus Party Recife
Quandoqui, 26 de julho, 18:00 – 18:30
OndeChevrolet Hall Olinda PE (mapa)
DescriçãoDepois de se consagrar como a maior edição do mundo, a Campus Party chega a Recife para continuar aproveitando o embalo dos campuseiros brasileiros ainda em 2012!
18:30
 Lançamento Plataforma Campuse.ro
Quandoqui, 26 de julho, 18:30 – 19:30
OndeChevrolet Hall Olinda PE (mapa)
sexta-feira, 27 de julho
10:00
 EMPREENDEDORISMO: DEBATE - Web Tendências: novos produtos e serviços para um novo consumidor
Quandosex, 27 de julho, 10:00 – 11:15
OndeChevrolet Hall Olinda PE (mapa)
DescriçãoCENÁRIO PRINCIPAL - Em um contexto em que a conectividade faz parte do dia a dia da grande maioria das pessoas, as fronteiras entre o online e o offline já não existem. Com as novas tendências da web, muitos consumidores mudam seu estilo de vida em favor de uma vida mais confortável e prática, mas e as empresas? Estão acompanhando as mudanças de comportamento e consumo dessa nova realidade? Encontre nesse debate tendências de mercado e de consumo com foco na economia digital.
10:00
 PALESTRA - Protocolos de comunicação unificados
Quandosex, 27 de julho, 10:00 – 11:00
OndeCenário Galileu (mapa)
DescriçãoComo enviar comandos para seus robôs? Imagine se todos os robôs pudessem se comunicar entre si, com as pessoas e dispositivos (tablets, smartphones e computadores) a partir de uma linguagem comum. É possível construir ferramentas de comunicação capazes de controlar diversos robôs, até os que foram construídos por outras pessoas? Palestrante: Thiago Cardoso - Formado em Engenharia da Computação pela UFPE, mestrado em andamento em sistemas Embarcados, atualmente trabalha como engenheiro de software do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia). Formou um grupo de robótica para competições durante a graduação e atualmente colabora com o RoboLivre.org.
10:00
 OFICINA - SEO: sucesso nas buscas
Quandosex, 27 de julho, 10:00 – 11:00
OndeCenário Michelangelo (mapa)
DescriçãoVocê já foi até em cartomante para tentar trazer o leitor amado em três dias, mas mesmo assim ninguém visita seu Blog? Calma que existem estratégias bem mais eficazes do que essa. Mecanismos de busca são fundamentais para aumentar a visitação do seu site e, se aplicados corretamente, podem melhorar a visibilidade de suas publicações. Conheça estratégias de SEO e melhore o seu site ou blog! Palestrante Gustavo Guanabara - Professor universitário, funcionário público e consultor em tecnologia. Fundador do Guanabara.info, site de tecnologia que possui um podcast, o GuanaCast.
10:00
 PALESTRA: Lançamento Vivo Hackathon
Quandosex, 27 de julho, 10:00 – 11:00
OndeCenário Pitágoras (mapa)
DescriçãoDescubra como vai ser o maior desafio de desenvolvimento da Campus Party Recife, o Hackathon Vivo. Entre em contato com as plataformas Meu Vivo APP e Blue Via e aprenda mais com dicas de programação.
10:00
 MESA Jogos conversacionais e a gameficação da educação
Quandosex, 27 de julho, 10:00 – 11:00
OndeCenário Stadium (mapa)
DescriçãoO que chama mais a nossa atenção: giz branco escrito em um quadro negro ou uma tela com milhões de cores? Com as novas tecnologias, é preciso criar novos métodos e conceitos de ensino para manter professores e alunos estimulados. Saiba de que modo os videogames estão fazendo parte desta revolução educacional. Participantes: Luciano Meira - Professor de Psicologina da Universidade de Pernambuco Ana Selva - Secretaria de Educação de Pernambuco Adriana Martineli - Education Technology Manager no Instituto Ayrton Senna Fred Vasconcelos - CEO da Jynx Playware e da JoyStreet, empresa desenvolvedora das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação - OJE
11:15
 MESA - Transmídia: mídia além das mídias sociais
Quandosex, 27 de julho, 11:15 – 12:30
OndeCenário Michelangelo (mapa)
DescriçãoNos anos 1980 o vídeo revolucionou a comunicação. Passados 30 anos, já não cabe mais na TV nem na WebTV e permeia as experiências mais diversas. Esta mesa mostra as novas possibilidades, das revistas aos jogos digitais. Daniel Edmundson - Sócio fundador da Bateu Castelo (Filmes), cria, produz e dirige filmes junto com seus sócios André Hora, Pedro Alexandria e Malu Donanzan. Também é sócio fundador da mooz (Branding + Design Thinking).Bateu Castelo é uma produtora pernambucana especializada em conteúdo digital. Realizamos projetos com conceito, direção e design próprios. Acreditamos na comunicação positiva, inteligente, que vira referência, que agrega valor e causa repercussão. Acreditamos na internet como ferramenta política. Ricardo Oliveira é coordenador de mídias digitais da Rede Paraíba de Comunicação e sócio-fundador da Tks t-shirts & happiness. É blogueiro há 12 anos e desde de 2007 mantém o Diversitá, um blog sobre cultura pop. É mestre em comunicação pela UFPB e professor em pós-graduações da iDEZ/Estácio, Maurício de Nassau, Fits, entre outras, ministrando disciplinas como transmídia & convergência, marketing digital e produção de conteúdo para mídias sociais. "Blogs: cultura convergente e participativa" é o seu primeiro livro e foi lançado em 2010, pela editora Marca de Fantasia.
11:15
 MESA - Computadores fazem arte e os robôs são os artistas
Quandosex, 27 de julho, 11:15 – 12:15
OndeCenário Galileu (mapa)
DescriçãoA celebre música de Fred 04 eternizada na voz de Chico Science diz que os computadores fazem arte e os cientistas criam robôs. Mas e quando os robôs também passam a serem artistas autônomos? Quais os avanços e questionamentos da chamada arte robótica ou diríamos arte não-humana? Não seria a criação artística uma capacidade exclusivamente humana. Palestrantes Edson Barrus (mediador) - nasceu na cidade de Carnaubeira da Penha, Estado de Pernambuco, em 1961. Formado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, mestre em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Sócio da B.Cubico (B³ ), agência de conexão do cinematográfico ao virtual. Gentil Porto - Arquiteto e Urbanista pela UFPE (1993), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Design da UFPE e pesquisador líder do Laboratório de Inteligência Artística - i! (desde 2009). Professor Visitante da Universidade de Eindhoven, Holanda (2004). Tem experiência nas áreas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos projetuais, estética, vanguardas e arte contemporânea. Clylton Galamba - Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1970) e doutorado em Electronics Engineering pela Brunel University (UK 1977) quando iniciou suas pesquisas em Redes Neuronais Artificiais que se estenderam até 1985 quando ainda fazia parte do atual CIN da UFPE. Atualmente é adjunto 4 no Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco onde ensina a nível de graduação e pós-graduação. Na graduação em design vem ensinando sistematicamente disciplinas de natureza instrumental como desenho de observação e fotografia, e mais recentemente disciplinas conceituais na fronteira do design com a tecnologia e a arte. Atualmente, suas pesquisas e ensino na pós-graduação em design envolvem o desenvolvimento de subsídios para o design sustentável: educação tecnológica e design; complexidade, emergência e design; filosofia e sociolgia da tecnologia; design de sociedades artificiais (sociedade como uma rede de pessoas); comportamento social sustentável.
11:15
 OFICINA - Lançamento Oficial do Framework Opensource FacilMVC pela comunidade PHPPernambuco
Quandosex, 27 de julho, 11:15 – 12:15
OndeEspaço de oficinas (mapa)
DescriçãoAprenda a utilizar este framework open source que foi desenvolvido pela comunidade PHP Pernambuco e esta sendo utilizado em diversas empresas como Ogilvy, Baterias Moura, Civis Gestão Inteligente, WebInterativa, Especializa, entre outras. Características: - Server Side: Framework MVC orientado a objetos com: Suporte a multiambientes Suporte a URLs amigáveis Suporte a junção e compactação de recursos estáticos como JS e CSS Suporte a Internacionalização Plugins PHPMailer, Doctrine ORM e cURL Clientes simplificados para integrações com Redes Sociais Twitter e Facebook e mecanismos de pagamento PagSeguro e Pagamento Digital - Client Side: Integrado ao HTML5 BoilerPlate trazendo Modernizr, jQuery e boas práticas HTML5 Palestrante Jose Berardo Formado em Administração de Empresas pela FCAP/UPE. Diretor e professor da Especializa Treinamentos. Certificado PHP 4 e 5 e Java Programmer e Web Component Developer. Trabalha com PHP desde 2000. Montou o primeiro curso preparatório para certificação oficial PHP do Brasil, em 2005.
11:15
 PALESTRA - Sua primeira e próximas aplicações Android: como fazer em uma hora?
Quandosex, 27 de julho, 11:15 – 12:15
OndeCenário Pitágoras (mapa)
DescriçãoEntre em contato com os principais recursos utilizados para criar aplicativos para Android. Aprenda de maneira prática os primeiros passos para desenvolver para este sistema operacional, utilizando ferramentas que facilitam a vida dos desenvolvedores e fazem desta plataforma Google um sucesso no mercado mobile. Palestrante Nelson Glauber de Vasconcelos Leal -[nbsp]Mestre em Engenharia de Software pelo C.E.S.A.R. (www.cesar.org.br), trabalha com TI desde 2001 e atualmente é Engenheiro de Sistemas do Centro, onde desenvolve jogos, aplicações e novos recursos para a plataforma Android. Também é professor de tecnologias mobile no CESAR.edu (www.cesar.edu.br) e na Unibratec (www.unibratec.edu.br).

Íntegra: http://recife.campus-party.org/2012/agenda-geral-CPRecife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.