quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Últimos dias: exposições em cartaz no MAM-BA



Por Ana Luiza Rodrigues*



A
s mostras Dez anos de fotografia espanhola contemporânea – Coleção Fundação Coca-Cola e Sob o mesmo Céu da artista baiana Beatriz Franco, iniciam sua última semana de visitação, com encerramento dia 20 de novembro. Contando com a participação de 26 artistas espanhóis que expõem 33 obras, entre fotografias e vídeos e a obra de Beatriz Franco na Capela do museu, as exposições receberam um grande público que visitou e participou das atividades e ações propostas pelo Núcleo de Arte e Educação do MAM-BA.

Aproveitando ainda os desdobramentos que acontecem nesta semana, o público pode conferir as atividades: Diálogos Contemporâneos, com o tema: "Brasil: um retrato em branco e preto. Dialogando com a imagem e o sentido.", dia 19 de novembro, das 16h às 18, no Cinema do MAM-BA, e a ação O museu como espaço multidisciplinar de aprendizagem, com os educadores do Núcleo de Arte e Educação que apresentarão suas realizações e reflexões acerca da arte e educação como mediação cultural e social, dia 18 de novembro das 15h às 18h, na Galeria 3 do museu.

Ações educativas como palestras e oficinas foram desenvolvidas e contaram com a participação dos visitantes. Dialogando com as exposições, artistas e professores como Renato Fonseca, Karla Brunet, Eriel Araújo e Zé de Rocha fizeram parte dos desdobramentos das exposições focando no tema de cada uma delas e explorando diferentes propostas artísticas.

Dez anos de fotografia espanhola contemporânea – Coleção Fundação Coca-Cola

Lorena Martínez de Corral, curadora da exposição, teve por objetivo mostrar a abordagem dos 26 artistas espanhóis frente ao mundo, e as visões que resultam de tal contato. “Não se trata de mostrar características próprias de um país, mas sim de confrontar diferentes interpretações forjadas nos universos próprios de artistas com as interpretações que os espectadores de outro país têm de uma realidade que a cada dia é mais e mais comum”, diz a curadora. Lorena de Corral falou sobre a importância da curadoria e do papel das instituições museais e bienais como incentivadores da produção artística contemporânea, numa palestra realizada no Cinema do MAM-BA.

“O público local terá esta possibilidade de perceber distintos olhares, comparando a forma como múltiplas percepções encontram meios de responder simbolicamente a diferentes realidades. Esta mostra traz um significativo recorte da produção contemporânea espanhola, e evidencia as aproximações e distanciamentos entre a produção artística brasileira e espanhola, apesar das mais óbvias, e sutis, diferenças entre as duas realidades”, diz Stella Carrozzo, diretora do MAM-BA.

Sob o mesmo céu

Em sua segunda exposição individual na Bahia, a artista Beatriz Franco proporciona uma experiência sensorial que parte da imersão num ambiente criado especialmente para esta exposição, na Capela do MAM-BA, possibilitando ao espectador a construção de uma relação com o espaço.

Em suas obras, Beatriz sintetiza o pensamento de que tudo pertence a um mesmo macrocosmo do qual fazemos parte, conceito já presente na filosofia pré-socrática. Desta maneira, a artista estabelece um diálogo com o ser humano, com a sua presença na natureza, com a sua própria natureza humana, com o tempo e com a palavra. Para o artista visual e curador Ayrson Heráclito – também professor da UFRB – “Sob o mesmo céu” é a tradução visual da qualidade poética da artista, e completa: “Beatriz Franco faz poesia brasileira, cristalina e precisa – na melhor tradição de Cecília e Cabral”.


Serviço
Evento:
Última semana exposições Dez anos de fotografia espanhola contemporânea – Coleção Fundação Coca-Cola e Sob o mesmo céu
Data: em cartaz até 20 de novembro
Horário: Terça a domingo, das 13h às 19h, e sábados, das 13h às 21h.
Local: Casarão, Galeria Subsolo e Galeria 1 e Capela do MAM-BA
End.: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão
Informações: 3117 6139

*Ana Luzia Rodrigues é coordenadora do Núcleo de Comunicação do MAM-BA.
* Fotojornalismo: Antonio Nelson. Imagem produzida na visita ao MAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.