quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A paixão literária na Bienal do Livro da Bahia

Do site Bienal do Livro Bahia - 2011

Confira os autores do Café Literário:

Rosana Ribeiro Patrício - doutora em letras pela USP, Rosana Ribeiro Patricio é professora titular de Literatura da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde atua na graduação e no mestrado e desenvolve pesquisa dedicada ao estudo de produção literária de autoras brasileiras. Ela é mediadora da mesa de abertura do Café Literário, cujo tema é "Jorge Amado e o mundo" e acontece no dia 28 de outubro, sexta-feira, às 20h. Rosana Patrício é autora de As Filhas de Pandora - imagens de mulher na ficção de Sonia Coutinho, lançado em 2006 pela editora 7 Letras.

Ronaldo Correia de Brito - o autor estará presente no dia 29 de outubro, sábado, às 18h, para debater sobre o processo de criação de livros, personagens e gêneros. Brito divide seu tempo entre o trabalho como médico e as atividades artísticas, atuando também como teatrólogo infantil. Entre as suas obras está, na década de 70, a Trilogia das Festas Brasileiras – O Baile do Menino Deus, Bandeira de São João e Arlequim, que reúne livros, discos e espetáculos teatrais. Publicou, também, Faca (2003) e Livro dos Homens (2005), ambas pela editora Cosac Naify.

Cristóvão Tezza - o escritor curitibano participará da mesa "Minha biblioteca afetiva", no dia 30 de outubro, domingo, às 20h. Autor de mais de 15 títulos entre ficção, volumes didáticos e ensaios acadêmicos, Tezza firmou seu nome entre as principais vozes da literatura nacional com O filho eterno (editora Record), um corajoso relato autobiográfico narrado em terceira pessoa, consagrado com os mais importantes prêmios literários do país em 2008 — Jabuti, São Paulo de Literatura, Portugal Telecom, Bravo!, APCA e Zaffari & Bourbon. Cristóvão Tezza levará para a Bienal seu novo e aguardado romance: Um Erro Emocional, pela editora Record.

Fabrício Carpinejar - o poeta, cronista, jornalista e professor gaúcho participa da mesa "Mídias Digitais, e-book: o futuro da literatura", no dia 31 de outubro, às 18h. O debate vai girar em torno do impacto da literatura no mercado editorial e da expansão dos meios eletrônicos. Com três livros de crônicas de sucesso, o autor foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet, já que seu blog recebeu mais de 1 milhão e meio de visitantes e o twitter já superou a marca de 80 mil seguidores.

Nelson Pretto - o gaúcho - que também é cidadão soteropolitano - completa a mesa "Mídias Digitais, e-book: o futuro da literatura". Entre várias graduações, integra a Câmara Técnica de Educação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e publicou Uma escola sem/com futuro: Educação e multimídia (2006) e Escritos sobre educação, comunicação e cultura (2008), ambos pela Papirus Editora. É membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia.

Armando Avena - além de escritor e jornalista, é economista e membro da Academia de Letras da Bahia. O autor de O Afilhado de Gabo (romance), A Última Tentação de Marx (ensaios e crônicas), A Menina Que Perdeu o Nariz (livro infantil) e O Evangelho Segundo Maria (romance) - todos pela Relume – Dumará, estará na mesa "Literatura e Prazer", dia 1° de novembro, às 20h. Em 2006, publicou o livro infantil Fabrício e as Estrelas pela Casa de Palavras, da Fundação Casa de Jorge Amado e em 2008 o romance Recôncavo, pela Versal. Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, é colunista do Jornal À Tarde.

Luís Eduardo Matta - é um dos expoentes do romance de suspense não-policial no Brasil. Estreou na literatura aos 18 anos, com Conexão Beirute-Teeran (editora Chamaeleon). Em 2003 lançou Ira implacável: indícios de uma conspiração (editora Razão Cultural) e, em 2005, 120 horas (editora Planeta). Matta também publica artigos e ensaios em sites, jornais e revistas especializados em literatura. Acompanhará Armando Avena na mesa "Literatura e Prazer".

Luís Pimentel - nascido no sertão baiano, entre Itiúba e Gavião, Luís Pimentel é jornalista e escritor, tendo trabalhado em diversas redações de jornais e revistas do Rio de Janeiro. É autor de diversos livros, entre obras infanto-juvenis, de contos, de poesia, de textos de humor e sobre fatos e personagens da música brasileira, como As miudezas da velha (Prêmio Jorge de Lima, 1990), O calcanhar da memória, 2004, e Grande homem mais ou menos (Prêmio Cruz e Sousa). Entre outros livros de Pimentel estão Todas as cores do mar, 2007; Luiz Gonzaga, 2007; Um cometa cravado em tuas coxas, 2007; Contos para ler ouvindo música, 2005; Wilson Batista; Entre sem bater: O humor na imprensa brasileira: do Barão de Itararé ao Pasquim 21 e Piadas para sacanear corintiano: Para alegria de palmeirense.

Fernando Morais - o escritor participará da grande festa literária no dia 3 de novembro, às 20h, contribuindo com as discussões da mesa temática "Jornalismo Literário". Consagrado na carreira de jornalista, Morais trabalhou em várias publicações da imprensa brasileira, como o Jornal da Tarde e a revista Veja. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo. Publicou, pela Companhia das Letras, Olga; Chatô: o rei do Brasil; Corações sujos; A ilha e Cem quilos de ouro, e, pela editora Planeta, O Mago, Montenegro e Toca dos Leões. Seu último livro, Os últimos soldados da Guerra, recém-publicado pela Companhia das Letras, conta a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos.

Luís Augusto Fischer - nascido em 1958, em Novo Hamburgo, RS, Luís Augusto Fischer é mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS e professor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS. Entre suas obras estão Literatura brasileira – modos de usar (São Paulo: Abril, 2003); Rua desconhecida (Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2002) e Contra o esquecimento (Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001).

Mariana Ianelli - é mestre em Literatura e Crítica Literária. Receberá o público no dia 05 de novembro, sábado, às 18h, no debate “Poesia, sempre viva”. Em 2008, recebeu o prêmio Fundação Bunge (antigo Moinho Santista) - Literatura, na categoria Juventude. Em 2011, obteve menção honrosa da Casa das Américas (Cuba) pelo livro Treva Alvorada (2010). Além deste, escreveu também Trajetória de antes (1999), Duas Chagas (2001), Passagens (2003), Fazer Silêncio (2005) e Almádena (2007), todos pela editora Iluminuras. Como resenhista, colabora atualmente para os Jornais O Globo – Prosa & Verso (RJ) e Rascunho (PR).

José Inácio Vieira de Melo - alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. José Inácio é mediador da mesa “Poesia, sempre viva”, no dia 05 de novembro, às 18h. Publicou os livros Códigos do silêncio (Salvador: Letras da Bahia, 2000), Decifração de abismos (Salvador: Aboio Livre Edições, 2002), A terceira romaria (Salvador: Aboio Livre Edições, 2005) – Prêmio Capital Nacional de Literatura 2005, de Aracaju, Sergipe, A infância do Centauro (São Paulo: Escrituras Editora, 2007) e Roseiral (São Paulo: Escrituras Editora, 2010). Organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (Salvador: Aboio Livre Edições, 2004) e a agenda Retratos Poéticos do Brasil 2010 (São Paulo: Escrituras Editora, 2009). Publicou também o livrete Luzeiro (Salvador: Aboio Livre Edições, 2003) e o CD de poemas A casa dos meus quarenta anos (Salvador: Aboio Livre Edições, 2008).

Silvino Bastos - natural de Niterói-RJ, Silvino Bastos é engenheiro de telecomunicações, analista de sistemas e professor universitário, além de criador e administrador do portal Autores & Leitores. Na Bienal ele será mediador da mesa “A força do conto”, no dia 6 de novembro, às 18h. Entre os livros escritos pelo autor estão A incrível história de São José... da Silva (2009), Isolda Quental e a Longa Jornada (2010) e Dominando o Raio (2011).

Ordep Serra - graduado em Letras pela UNB, mestre em Antropologia Social pela UNB e doutor em Antropologia pela USP, Ordep Serra é professor Associado do Departamento de Antropologia da FFCH / UFBA e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA. Sua produção principal gira em torno da Antropologia da Religião, Antropologia das Sociedades Clássicas, Etnobotânica e Teoria Antropológica. Tradutor de textos científicos e literários, foi premiado três vezes em concursos nacionais de literatura, com obras de ficção como contos e novelas. Entre suas obras estão O Simbolismo da Cultura; Rumores de Festa: o sagrado e o profano na Bahia; Sete Portas; Um tumulto de asas – Apocalipse no Xingu e Veredas: Antropologia Infernal.

Janaína Amado - Doutora em História, a autora é professora de História Moderna na Universidade Federal de Goiás. É co-autora da coleção Nas ondas da história, editada pela Atual, do livro didático Gente, terra verde, céu azul - Goiás e Conflito social no Brasil: a revolta dos Mucker, entre outros.

Nelson Motta - o escritor, jornalista, compositor, letrista e produtor musical é um dos debatedores do dia 06 de novembro, às 20h. Com o tema “Biografia: em busca de uma grande história”, Motta irá abordar os requisitos necessários para o sucesso comercial de uma biografia, além do limite entre o jornalismo e a literatura na construção do texto e outras questões polêmicas. Ele também aproveita para lançar seu novo livro, uma biografia sobre o cineasta baiano Glauber Rocha, intitulada Primavera de Dragão, com lançamento nacional previsto para outubro, pela Editora Objetiva.

Luis Antonio Cajazeira Ramos - baiano de Salvador, Luís Antonio Cajazeira Ramos publicou entre outros Fiat Breu (1996) e Temporal temporal (2002), este último premiado pela Academia Brasileira de Letras da Bahia. Será mediador da mesa “Minha biblioteca afetiva”, no dia 30 de outubro, às 20h.

Tércia Montenegro - professora e escritora brasileira com graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em linguistica pela mesma instituição, Tércia Montenegro tem entre seus títulos O Vendedor de Judas (Edições UFC; 2ª ed., Fundação Demócrito Rocha), Linha Férrea (São Paulo: Lemos Editorial, 2001) e O Resto de teu Corpo no Aquário (2005). A escritora também faz literatura infantil, tendo quatro livros publicados na área: Um Pequeno Gesto (Fortaleza: Demócrito Rocha / APDMCE, 2006), O Gosto dos Nomes (Fortaleza: Seduc, 2006, 2ª ed., IMEPEH, 2007), Vítor Cabeça-de-vento (Brasília: Conhecimento, 2008) e História de uma Calça (Fortaleza: Tecnograf, 2008).

Maria Esther Maciel - escritora e professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Esther Maciel estará na mesa “O livro vai ao cinema”, no dia 30 de outubro, às 18h. É mestre em Literatura Brasileira pela UFMG e doutora em Literatura Comparada pela mesma instituição, com Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade de Londres. Integra o projeto internacional "Problematizing Global Knowledge -The New Encyclopaedia Project", do Theory, Culture & Society Centre, da Nottingham Trent University (Inglaterra). Suas publicações incluem os seguintes livros: As vertigens da lucidez - poesia e crítica em Octavio Paz; Vôo Transverso - poesia, modernidade e fim do século XX; A memória das coisas ensaios de literatura, cinema e artes plásticas; O cinema enciclopédico de Peter Greenaway (org.), O livro de Zenóbia (ficção), O livro dos nomes (ficção), O animal escrito (ensaio) e As ironias da ordem (ensaios).

Cleise Mendes - escritora, dramaturga e pesquisadora, Cleise Mendes é autora de mais de 30 textos teatrais encenados, parte deles publicados. Ela marca presença no Café Literário na mesa “Quando a história vira ficção”, no dia 05 de novembro, às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.