sábado, 10 de outubro de 2009

O feminismo acadêmico da DrªEvelyn Fox




Sentinela - Antonio Nelson*

“Eu não apoiei Hillary Cliton” .

A Drª Evelyn Fox Kelly, Física Teórica pela Universidade de Harvard e professora de História e Filosofia da Ciência no Massachssetts Institute of Technology, realizou palestra com o tema: Crítica Feminista à Ciência, na sexta-feira (09/10), no auditório Mastaba da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Durante a explanação, a Drª Evelyn Fox ressaltou sobre a importância das mulheres conseguirem, aliadas no ambiente científico, vencer os obstáculos do machismo histórico científico e acadêmico.

Ao término da palestra, a convite da doutora em Antropologia Social pela Universidade de Boston e professora do departamento de Antropologia da Ufba, Cecília Sardenberg, aproveitei a uma rápida carona* para conversar com a profª Drª Evenly Fox sobre a presença da mulher na política.

Como a senhora avalia a participação da mulher na geopolítica mundial especialmente na América Latina?
Evelyn Fox - (rsrsrs) Para fazer avaliação mundial e da América Latina é complicado.
E Nos Estados Unidos (EUA)?

Evelyn Fox - Gênero não é a única questão. Precisamos de vozes progressistas. Algumas mulheres fazem valer sua participação na política. Eu não apoiei Hillary Cliton - “Ela é muito ambiciosa, nada conforme a correnteza. Mas na área da saúde ela é progressista. Eu apoio. Não acho que as mulheres sejam melhores que os homens".

Fim da Carona! Sentinelas: Obrigado. Drª Evelyn Fox: Thanks.

* Carona concedia pela bióloga e pesquisadora permanente do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM) Ângela Maria Freire de Lima.

*Agradecimento:

Tradução - Evelyn e Cecília Sardemberg.

*O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS); e do IBIO (Ecologia e Biomonitoramento); Fapesb.

*Foto: Antonio Nelson - repórter do Sentinelas da Liberdade.

Um comentário:

  1. Prezados, o evento foi promovido pelo NEIM, com o apoio da IBIO e da Programa de Historia das Ciências.

    ResponderExcluir

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.