sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festival Lírico trará a Salvador cantores de todo o país



Multicultura

*Por Marcos Paulo Sales

Salvador será a capital da música clássica. Entre os dias 11 e 17 de outubro, cantores líricos de todas as regiões do Brasil se apresentarão na segunda edição do Festival Lírico de Salvador – Salvalírico. Durante os seis dias de programação, os candidados interpretarão canções eruditas brasileiras, alemãs, francesas, espanholas e árias de ópera. As apresentações acontecerão no Teatro Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho, com preços simbólicos de R$ 1,00.

Maior festival do gênero na Bahia, o Salvalírico tem caráter de formação e competividade. A abertura ocorrerá no dia 11, com o balé flamenco Caballeros de Santiago e trechos da ópera Carmen. Outro objetivo do encontro é resgatar o gosto pela música erudita. “A música lírica é uma arte viva, aberta para todas as idades. O Salvalírico, como o próprio nome já diz, tem a missão de salvar a arte lírica na Bahia e no Brasil, pois estamos sendo abafados. A Bahia, que é de todos os santos, também é de todos os cantos”, destaca a cantora lírica e professora Cyrene Paparotti, idealizado do Festival.

Nesta edição, o Festival apresentará ao público duas categorias: Júnior (até 21 anos) e Master (até 31 anos). A programação contará com apresentação de 24 cantores de todo o país, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. O Salvalírico é promovido pela Paparotti Concertos e conta com patrocínio da Secretaria de Cultura através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (Funceb).

A Bahia, conhecida nacionalmente pela axé music, abre espaço para outras vertentes músicais, a exemplo da música lírica. “Nosso Festival tem crescido graças à qualidade técnica e à propaganda boca a boca. Atualmente estamos com uma demanda maior que a oferta, o que demonstra que esse estilo músical tem seguidores e admiradores por todo o Brasil. No ano passado, tivemos 22 inscrições com 20 cantores selecionados. Este ano já estamos com 30 inscrições efetivadas, das quais 24 cantores deverão ser escolhidos”, analisa Cyrene.

Apresentações

Durante o Salvalírico, serão apresentadas cinco peças pelos cantores participantes, que se revezarão em noites temáticas: Canción (canção espanhola), Canção (música erudita brasileira), Mélodie (canção francesa), Lied (canção alemã), Ária (noite internacional de ópera ou oratório em qualquer língua).

A abertura do encontro ocorrerá no dia 11 de outubro, e contará com concerto de abertura com a mezzo-soprano Mere Brito (SP) que dará um meio-recital, como cantora convidada, e também interpretará trechos da ópera Carmen. Haverá ainda um balé flamenco para recepcionar o público e convidados.

Também na mesma noite de abertura, o Salvalírico contará com a participação dos vencedores da edição passada: as sopranos mineiras Lindsay Funchal, vencedora do primeiro prêmio, e Annelise Cavalcanti (segundo colocada), a jovem soprano soteropolitana Anna Luisa Abreu e o jovem cantor baiano Luciano Guimarães, que embora tenha conquistado o primeiro prêmio da edição anterior, poderá apresentar-se novamente, pois mudou de voz (de contraltino para tenor).

Exportação de talentos

A cantora Lindsay Funchal fará uma participação especial no Salvalírico, vinda especialmente da Itália, onde conquistou uma bolsa para seguir estudos na música lírica. “A Bahia, diferente do que muitos imaginam, tornou-se uma grande exportadora de talentos da música lírica para a Europa. Bom exemplo desse intercâmbio são os cantores Ângela Laborda, atualmente na Espanha; e Maurício Virgens, que está na Alemanha, sem esquecer a própria Lindsay, que embora seja mineira revelou-se no festival lírico baiano", declara Cyrene.

Formação: aulas de dicção e outras atividades

Durante todos os dias do Festival, a organização do Salvalírico disponibilizará três pianistas para os candidatos. Também serão oferecidas diversas atividades como aulas de dicção em alemão, francês, espanhol, italiano e português, análise computadorizada da voz, aula de expressão em cena. Haverá também Master Classes com os professores Rio Novello, Neyde Thomaz e Joaquim do Espírito Santo, que integram o júri técnico do Salvalírico.

Votação pública e júri técnico

A escolha dos melhores cantores líricos do Festival ocorrerá através da votação do público e por um júri técnico. Diante do público geral, os inscritos exibirão suas habilidades vocais e interpretativas. Os espectadores estarão convidados a votar nos melhores intérpretes e o júri técnico selecionará os cantores de melhor desempenho. O voto técnico dará um parecer preciso, julgando os aspectos estéticos, estilísticos e cognitivos da música vocal. A divulgação do resultado final e a premiação dos ganhadores ocorrerão na noite de 17 de outubro.

Canto Lírico

O Canto Lírico, apesar de ser um gênero musical pouco divulgado no Brasil, mantém um grande número de admiradores. Nesta modalidade musical, as vozes são classificadas da seguinte forma: Soprano, voz feminina aguda; Contralto, voz feminina grave; Tenor, voz masculina aguda; e Baixo, voz masculina grave. Vozes intremediárias: barítono (masculina) e mezzo-soprano (feminina); Vozes raras: contra-tenor.

Cyrene Paparotti

Mestra em canto pela New York University (NYU), nos Estados Unidos, a paulista Cyrene Paparotti morou muito tempo na França antes de escolher Salvador como sua cidade. É bióloga, formada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Carlos Pasquale (Ficap), em São Paulo. Especializou-se no conservatório Hector Berlioz, em Paris, com o Diploma de Fim de Estudos (DFE), e o Diploma do Estado em Canto (DE), na França. Foi docente em canto nos cursos de graduação da NYU, nos EUA, e na Faculdade Social da Bahia (FSBA), em Salvador. Na Itália, França e EUA interpretou vários papéis em óperas. Atualmente leciona as disciplinas Fisiologia da Voz e Canto Lírico e Popular, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), e é recitalista, concertista, regente e professora em conservatórios municipais e Master Classes no Brasil e França.

* Marcos Paulo Sales é jornalista/ MTB 2246.

Programação do Festival Lírico

11/10 – domingo
19h30 – Abertura oficial do Salvalírico

12/10 – segunda-feira

8h às 9h50 – Aula de dicção em português
10h40 às 12h – Aula de expressão em cena
14h às 16h30 – Master Classes (Júnior e Master, com os professores Rio Novello, Neyde Thomaz e Joaquim do Espírito Santo)
19h30 às 21h30 – Noite Brasileira (Canção)

13/10 – terça-feira

8h às 9h50 – Aula de dicção em alemão
10h40 às 12h – Aula de expressão em cena
14h às 16h30 – Master Classes (Júnior e Master, com os professores Rio Novello, Neyde Thomaz e Joaquim do Espírito Santo)
19h30 às 21h30 – Noite Alemã (LIED)

14/10 – quarta-feira

8h às 9h50 – Aula de dicção em Francês
10h40 às 12h – Aula de expressão em cena
14h às 16h30 – Master Classes (Júnior e Master, com os professores Rio Novello, Neyde Thomaz e Joaquim do Espírito Santo)
19h30 às 21h30 – Noite Francesa (Mélodie)

15/10 – quinta-feira

8h às 9h50 – Aula de dicção em Espanhol
10h40 às 12h – Aula de expressão em cena
14h às 16h30 – Master Classes (Júnior e Master, com os professores Rio Novello, Neyde Thomaz e Joaquim do Espírito Santo)
19h30 às 21h30 – Noite Espanhola (Canción)

16/10 – sexta-feira

8h às 9h50 – Aula de dicção em Italiano
10h40 às 12h – Aula de expressão em cena
14h às 16h30 – Master Classes (Júnior e Master, com os professores Rio Novello, Neyde Thomaz e Joaquim do Espírito Santo)
19h30 às 21h30 – Noite Internacional da Ópera (Árias)

17/10 – sábado

19h30 às 21h30 – Premiação dos vencedores e encerramento do Salvalírico
Foto: Sídio Júnior.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.