terça-feira, 13 de outubro de 2009

Estão abertas as inscrições para o Ponto de Cultura Odara Dudu

Por Jaqueline Barreto*
Oficinas artíticas e sócio-culturais gratuitas irão beneficiar 95 jovens da comunidade negra de Salvador

Jovens da capital baiana terão de 8 a 23 de outubro a oportunidade de realizar inscrição nas Oficinas de vídeo, teatro, dança, música, mobilização, web e pintura disponibilizadas pelo Ponto de Cultura Odara DuDu. O projeto, promovido pelo Núcleo Omi-DÚDú, visa facilitar o acesso da juventude negra à tecnologia, ciência e cultura a partir de oficinas pedagógica-educativas.Assim, irá contemplar os jovens com oficina fotográfica (15 vagas), sob a coordenação de Alberto Lima, vídeo (15 vagas), ministrada por Lindwer Aguiar, Teatro(15 vagas), Camila Bonifácio, Pintura ( 10 vagas), Coordenada pelo artista plástico Rebouças, Web (15 vagas), Coordenação de Orlean, Mobilização(10 vagas), Dj Branco e Dança (15 vagas), direção de Quênia. Como fruto do processo de aprendizagem, os alunos ao final das oficinas, irão produzir programa de rádio, blog,exposição fotográfica e de pintura, amostra de vídeos, montagem de peça teatral e coreógráfica. As oficinas ocorrerão de 26 a 30 de outubro com carga horária de 20hs.

Com o intuito de se tornar um Centro de aprendizado, Centro de informação, Centro Cultural e de Lazer, o Ponto de Cultura Odara DuDu pretende estimular a criatividade da juventude negra através do acesso à cultura digital tornando-se um espaço de fomento às discussões e encontros, além da realização de oficinas educativas e profissionalizantes. " Ele propõe a criação de novas oportunidades, bem como a continuidade das ações, já desenvolvidas pelo OMI-DUDU, para o desenvolvimento sócio-cultural e tecnológico da juventude negra. Será desenvolvido por meio da participação em atividades artístico-culturais, focalizando a conscientização e o intercâmbio entre comunidades", ressalta Bartolomeu Dias da Cruz, Presidente do Núcleo Omi-DùDÚ.

Biblioteca, sala de vídeo, auditório e tecnologia digital serão alguns dos serviços prestados à comunidade. “ Nossa expectativa é levar para o nosso público o estímulo à leitura e ao questionamento crítico”, ressalta Rafael dos Anjos, 21 anos, Coordenador do Projeto Ponto de Cultura. De acordo com ele, O Ponto de Cultura Odara DÙDÙ utilizará linguagens artísticas como dança, teatro e música nesse processo de incentivo ao auto-conhecimento. “Esses meninos irão entrar em contato com um mundo completamente novo para eles”, frisa Rafael.

Informações: www.nucleoomidudu.org.br

F: (71) 3334-2948/3334-5982
*Jaqueline Barreto é assessora de Comunicação e colaboradora do Sentinelas da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos assinados não representam necessáriamente a opinião do Sentinelas da Liberdade. São da inteira responsabilidade dos signatários. Sentinelas da Liberdade é uma tribuna livre, acessível a todos os interessados.